Cotidiano

As 6 melhores técnicas de autocontrole

Escrito por Redação

Talvez você esteja tentando parar de fumar, talvez precise reduzir a ansiedade por comer ou inclusive a compulsão em fazer compras.

Conseguir gerir nossas emoções é fundamental diante de situações como estas, onde as consequências podem ser nefastas. Por isso no seguinte artigo falaremos sobre quais são as melhores técnicas de autocontrole.

Conhecer a si mesmo: a base do controle

O controle das emoções, das tentações e dos instintos básicos é imprescindível para ter uma vida mais plena e saudável.

O autocontrole é uma habilidade que deve ser aprendida e treinada diariamente para evitar emoções negativas como a raiva, a gula ou a inveja.

A autodisciplina pode nos ajudar em todos os âmbitos da vida: desde dizer não a uma droga até evitar dívidas no cartão de crédito impossíveis de pagar.

Para poder conseguir esse controle tão desejado a primeira e principal é conhecer a si mesmo. Isso quer dizer que devemos saber quais são as nossas fraquezas e nossas forças e, principalmente, trabalhar nas primeiras.

Seguir a dieta, parar de fumar ou não entrar em ataque de fúria quando houver muito trânsito é bom para a nossa saúde mental e física. Porém, para alcançar isso é imprescindível fazer um trabalho de recolhimento ou de conhecimento interior.

Já que a irracionalidade costuma ser o oposto ao autocontrole, temos que tratar de sermos conscientes a todo momento, mas principalmente quando devemos tomar uma decisão ou nos comportar de determinada maneira.

Comer um chocolate, fumar um cigarro ou comprar sapatos novos nos dá gratificação a curto prazo, mas não é bom a longo prazo.

O pior de tudo é que depois chega o arrependimento, a frustração e, em muitos casos, a depressão.

Por isso é muito importante ver e ouvir os sinais que o corpo nos dá diante de muitas situações e tomarmos uns instantes para analisar bem a situação.

Se você está diante de uma vitrine olhando para uma bolsa bonita… não entre na loja de imediato para comprá-la. Pense se você pode pagá-la e quantas dívidas você já tem.

Se você está a ponto de acender um cigarro, lembre-se dos efeitos negativos que o fumo acarreta em sua saúde. O mesmo serve se você pensar em se servir de outra porção de pastel ou tomar mais um copo de cerveja.

 Chaves para ter autocontrole

Mulher sem autocontrole pelas compras

Claro que não é nada simples, já que o autocontrole é um recurso frágil e que não dura muito tempo. Em questão de segundos pode desaparecer e nos fazer agir de uma forma totalmente irracional.

Assim como acontece com os músculos, a força de vontade também pode ser treinada. Como? Através da prática, da constância e do compromisso.

É importante estar sempre atento e lembrar quais são as situações nas quais o autocontrole é bem-vindo. As melhores técnicas para relaxar suas emoções são:

1. Peste atenção ao seu comportamento

Se você é consciente de seus hábitos e rotinas, é muito difícil controlar suas decisões e atitudes.

  • Se quer perder peso, defina quais são as coisas que você precisa comer diariamente.
  • Se você precisa de uma conta bancária positiva, compreenda quais são seus hábitos de consumo.

2. Não pense no que lhe preocupa

Mulher preocupada sem autocontrole

Apesar de você precisar manter a racionalidade em seus atos, também não é bom ficar obsessiva.

A mente costuma ser bastante “teimosa” nestes casos e, quanto mais você se empenha em evitar um pensamento, mais aparecerá em sua imaginação.

Portanto, só pratique as técnicas de autocontrole quando for necessário. O restante do tempo, dedique-se a outras atividades.

3. Tenha hábitos saudáveis

Todas as nossas mudanças de atitude ou de hábitos requerem autocontrole e compromisso. Desde ir à academia até fazer dieta, passando por parar de fumar ou não gastar.

O cérebro precisa de 21 dias para instaurar um comportamento. Esse é o tempo que deverá “suportar” para alcançar seus objetivos.

Desde a terceira semana estes hábitos saudáveis já não serão robóticos, nem impostos, mas sim se transformarão em algo automático. Só é questão de se esforçar durante esse período.

4. Relaxe

Mulher ouvindo música para melhorar seu autocontrole

Respirar fundo, contar até 10 (ou até o número que for) e fechar os olhos pode ser uma excelente técnica para acalmar você e aumentar seu autocontrole.

Quando estiver ansioso, com raiva ou a ponto de cometer um erro, relaxe! Você pode pôr em prática outros métodos tais como, por exemplo, a meditação ou inclusive beber uma infusão de camomila.

A ideia é que não tome decisões apressadas e irracionais.

5. Preste atenção ao seu ambiente

Se seus amigos forem a um bar todos os dias depois do trabalho e você estiver tentando parar de beber, talvez teria que se afastar um pouco deles ou propor outro tipo de saída.

Se você sabe que seu problema é comprar compulsivamente, não vá ao shopping caso se sinta triste ou chateado.

Se você quiser perder peso, faça a compra depois de ter almoçado; se quiser prestar mais atenção no trabalho, deixe o celular longe do seu campo de visão, etc.

O ambiente que o rodeia pode instar você a agir de certa maneira. Mude as situações que não lhe permitem exercer o autocontrole que precisa!

6. Libere as tensões

Mulher praticando ioga para melhorar seu autocontrole

Há muitas atividades que podem servir para canalizar as emoções perturbadoras.

Fazer exercícios, praticar boxe, caminhar ou inclusive tomar um banho de espuma, podem ser boas opções para liberar as tensões e evitar comportamentos negativos.

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