Cotidiano

Montessori: Escola bilíngue para crianças oferece método inovador

Escrito por Goretti Nunes

 

“Educação é um processo vivido pelo indivíduo humano, e é adquirida não escutando palavras, mas experimentando o meio ambiente”.

Maria Montessori

“A infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano”, segundo o psicólogo  Jean Piaget, um dos mais importantes pesquisadores de educação e pedagogia do século 20. Nessa fase, propícia ao estímulo das crianças para que conquistem o gosto pelo saber, é fundamental que os pequenos tenham acesso a boas escolas.  Tal necessidade motiva todas as atividades desenvolvidas na Montessori International Bilingual School, sediada no bairro Cidade Nobre, em Ipatinga.

No educandário, que adota o método de ensino criado pela pedagoga italiana, Maria Montessori, as crianças são livres para escolher as tarefas que desejam realizar segundo seus interesses e habilidades. Elas também decidem o tempo que vão se dedicar a projetos ou às atividades com materiais multissensoriais que vão estimular os sentidos das crianças e promover o seu desenvolvimento cognitivo, social, linguístico e emocional. “Diferentemente do que ocorre na educação tradicional, onde os conceitos são ensinados de forma abstrata, nossa Escola apresenta às crianças o mundo como ele é, concreto, utilizando um rico material pedagógico. O método Montessori é um estilo de vida, que prepara os alunos para a vida, para ajudá-los a tornar o mundo melhor”, explica a pedagoga Patrícia Mercado Valles, sócia-proprietária do educandário, ao lado do esposo, Elder da Costa Sousa.

Montessori International Bilingual School, que prepara os alunos para a vida prática, se dedica a motivar as crianças a ter liberdade e respeito pelo próximo

Na Montessori International Bilingual School, os professores não são o centro do ensino. “Eles apenas guiam, colaboram com os alunos, que podem se mover livremente pela sala e trabalhar com os colegas, tomando cuidado para que não interrompam as atividades realizadas pelos amigos”, conta Patrícia.

A Montessori International Bilingual School se destaca ainda, em relação à educação tradicional, pela forma de organizar as classes de alunos. Enquanto as escolas convencionais separam os alunos por idade, a Montessori agrupa segundo faixa etária: de zero a três anos, subdividida em Infants e Toddlers; e Primary, de três a seis anos.

“As crianças são motivadas a ensinar, ajudar e colaborar com todos que participam desse universo escolar, dentro e fora de sala de aula.”

Os guias, altamente capacitados, ajudam os alunos individualmente ou em grupo, sempre buscando adaptar as formas de interação de acordo com as características de cada criança, as formas pelas quais assimilam os conhecimentos, habilidades linguísticas e pensamento crítico.

“As crianças são motivadas a ensinar, ajudar e colaborar com todos que participam desse universo escolar, dentro e fora de sala de aula. A Montessori School privilegia o desenvolvimento social dos alunos, a estrutura do conhecimento e, não, o conhecimento memorizado”, sublinha Patrícia, destacando ainda que o fato de a escola ser bilíngue é outro diferencial que vem motivando os pais a escolher o educandário como a escola de seus filhos. “Desde que começam a balbuciar as primeiras palavras, na Montessori, os bebês já são estimulados a falar o inglês, o que favorece o desenvolvimento da criança habilitando o seu cérebro a lidar com palavras e sons diferentes”, conclui Patrícia.

Montessori International Bilingual School
R. Euclides da Cunha, nº 226 – Cidade Nobre – Ipatinga/MG
Informações: (31) 3617-1095
Ou acesse: www.montessorischool.com.br

Sobre o autor

Goretti Nunes

Sou jornalista, com especialização em Comunicação, Sociedade e Mercado pelo Unileste. Participei de cursos livres sobre mídias digitais em Belo Horizonte e São Paulo, onde também fiz oficina de moda, pela Escola de Belas Artes. Possuo experiência em jornalismo, produção audiovisual, com destaque para cinema documentário (roteiro), vídeos institucionais, produção de revistas, jornais, gerenciamento de mídias digitais e assessoria de comunicação, área que me oportunizou o desenvolvimento de uma série de tarefas bem diversificadas, a fim de atender as diversas demandas da área.

Entre minhas habilidades, destaco o bom relacionamento interpessoal, dedicação às atividades profissionais, comprometimento com os resultados e a busca permanente pelo aperfeiçoamento profissional.

O bom humor, a poesia e a paixão pelas artes são minhas companheiras fieis, além do amor que gosto de compartilhar com as pessoas, fundamentais na minha vida, e os meus não sei quantos animais de estimação recolhidos nas ruas, uma causa que abracei.

Comentários no Facebook