Cultura e Esporte

O que esperar da próxima temporada de “Game Of Thrones”

Escrito por Redação

A sétima – e, aparentemente, penúltima – temporada de Game Of Thrones está quase entre nós: a temporada estreia no meio do ano. Fizemos uma lista – mas cuidado: o texto contém spoilers das últimas e da próxima temporada, então, se você não assistiu à série toda e não quer saber o que vai acontecer nos próximos episódios, não leia este texto!

Locações – Neste momento, a temporada 7 de Game Of Thrones está sendo gravada na Islândia. Desde o começo de janeiro, o país já recebeu diversos atores do elenco: gravações já foram realizadas nos glaciares de Jökulsárlón e Svínafellsjökull, e, mais recentemente, na vila de Vik, onde há menos neve. Já em Belfast, na Irlanda do Norte, a atriz Emilia Clarke (que interprea Daenerys Targaryen) foi avistada no Titanic Studios. Outras cenas já foram gravadas na Espanha e na Croácia.

Estreia – Oficialmente, a HBO confirmou apenas que o seriado estreia no verão de 2017, o que corresponde, aqui no Hemisfério Sul, aos meses de junho, julho e agosto – as gravações começaram mais tarde que o normal, porque a produção precisava de neve e ambientes frios para gravar as cenas de inverno. No último dia 21, alguém percebeu que o IMDb listou a data oficial da estreia como 25 de junho – o que cai num domingo, dia da semana em que normalmente são exibidos os episódios de Game Of Thrones. A HBO não negou nem confirmou a informação.

Episódios – A sétima temporada não terá dez episódios como as anteriores: até agora, foram confirmados sete, com rumores sobre um possível oitavo episódio. Há a possibilidade, porém, de que cada episódio seja mais longo que os 50 minutos habituais. “Estamos gravando tanto quanto sempre gravamos, então há muito conteúdo”, afirmou a atriz Maisie Williams (Arya Stark) em uma live no Facebook. Já o ator Ian Glen (Ser Jorah Mormont) disse à rádio Times que a série deve ter cerca de 15 horas de duração – o que equivale a mais ou menos 69 minutos por episódio.

Novidades no elenco – Novidades no elenco não faltam: o ator australiano Brendan Cowell já atualizou seu currículo com informações sobre seu personagem, Harrag, que deve aparecer em vários episódios. Jim Boadbent (o professor Slughorn, de Harry Potter) também vai se juntar ao elenco, em um papel “significativo”, mas ainda não revelado. Tom Hopper, mais conhecido por seus papéis como Billy Bones em Black Sails e Sir Percival em Merlim, vai assumir o papel de Dickon Tarly, anteriormente interpretado por Freddie Stroma: Stroma (que interpretou Cormac McLaggen em Harry Potter) apareceu como Tarly na sexta temporada, mas está comprometido com a série Time After Time, da ABC, e não conseguirá retornar para os novos episódios. Conor McGregor, lutador do UFC, será um dos piratas no navio de Euron Greyjoy, o Silence. Os atores irlandeses Brendan Morrissey e Rory Dignam também estarão na série, em papéis ainda não revelados. Joseph Quinn será Koner, um personagem que não existe nos livros. Outros atores mais conhecidos que também estão escalados são Paul Ward (de Penny Dreadful) e Philip O’Sullivan (de Vikings).

E há até rumores de que a banda Bastille pode fazer uma participação especial – os músicos não seriam os primeiros a aparecer em Game Of Thrones: Will Champion (do Coldplay), Sigur Rós, Madtodon, Gary Lightbody (do Snow Patrol) e Of Monsters and Men já fizeram pontas no seriado. Um fã teria avistado os integrantes do Bastille, vestidos como Selvagens, prontos para participar do último episódio da temporada. Curiosamente, Sophie Turner (que interpreta Sansa Stark) já apareceu em um vídeo do Bastille, Oblivion, de 2014.

História (e teorias) – Já sabemos que Gendry vai voltar: da última vez em que vimos o personagem, interpretado por Joe Dempsie, ele estava a bordo de um pequeno barco, fugindo de Pedra do Dragão, ainda na terceira temporada – mas o ator já foi visto gravando diversas vezes, na Irlanda do Norte, na Espanha e na Islândia. Aparentemente, Gendry se juntou ao bando de mercenários liderados por Thoros de Myr (interpretado pelo ator Paul Kaye), o que segue a linha traçada por George R. R. Martin em As Crônicas de Gelo e Fogo. Como os fãs dos livros sabem, Gendry também tem características de um personagem que foi eliminado da série: Edric Storm, outro bastardo de Robert Baratheon – o que o faz o único herdeiro vivo dos Baratheon, e, portanto, um personagem essencial na trama.

Fotos das gravações também já entregaram que Daenerys e Jon Snow vão se encontrar pela primeira vez, e de maneira amigável. Também através de fotos, descobrimos que Ser Jorah Mormont parece ter encontrado uma cura para a escamagris, exatamente como Daenerys ordenou que ele fizesse. E, em outubro, descobrimos que nada menos que 17 dos personagens principais da série (Cersei Lannister, Ser Jaime Lannister, Maester Qyburn, Ser Gregor Clegane, Ser Bronn, Euron Greyjoy, Daenerys Targaryen, Tyrion Lannister, Ser Jorah Mormont, Missandei, Varys, Theon Greyjoy, Jon Snow, Ser Davos Seaworth, Brienne of Tarth, Podrick Payne e Sandor Clegane) foram avistados na mesma locação na Espanha: um antigo anfiteatro romano que, no seriado, vai representar o antigo lugar onde os Targaryen costumavam abrigar seus dragões.

O encontro entre Daenerys e Jon Snow, aliás, pode ter um significado muito maior: Jon (filho de Lyanna Stark e, provavelmente, de Rhaegar Thargaryen) seria sobrinho de Daenerys, e, portanto, teria a mesma habilidade que ela com dragões, o que faria dele o cavaleiro de um dos dragões da personagem. Alguns fãs apostam que o terceiro cavaleiro seria Tyrion Lannister – que pode ser filho de Aerys II Targaryen (e não de Tywin Lannister, como se pensa), e, portanto, meio-irmão de Daenerys. A teoria é interessante porque o próprio George R. R. Martin já afirmou, na enciclopédia O Mundo de Gelo e Fogo, que Aerys cortejou Joanna Lannister, mãe de Tyrion – e ajudaria a explicar o desprezo de Tywin pelo filho.

O fansite Watchers On The Wall, baseado em movimentações do elenco registradas na Espanha e na Croácia, vem apostando na seguinte trama: as Serpentes de Areia (Tyene, Obara e Nymeria) e sua mãe, Ellaria, serão sequestradas por Euron Greyjoy, que fará uma aliança com Cersei Lannister – o pirata entregaria as mulheres a Cersei, que as executaria em vingança pela morte de sua filha, Myrcella. O mesmo fansite afirma que Yara Greyjoy também será sequestrada por Euron, enquanto Theon Greyjoy vai permanecer ao lado de Jon Snow.

Já Sansa e Jon podem entrar em conflito: “Ela está no controle pela primeira vez”, explicou Sophie Turner à Entertainment Weekly recentemente. “E ela gosta disso. Mas ela também se sente um pouco insegura, porque existem ameaças ao poder dela. Uma colaboração [entre Sansa e Jon] seria perfeita, porque ele é mais militar, e ela é mais política. Se eles ouvissem um ao outro, poderiam ser um time muito forte; mas este é o problema: eles ainda não trabalham muito bem juntos… Eu acho que Sansa gostaria de ser Rainha do Norte sozinha.”

No final da sexta temporada, Arya mata Walder Frey – e há quem aposte que a garota vai “vestir” o rosto do velho inimigo para continuar seus planos de vingança; teoria apoiada no fato de que o ator David Bradley, que interpreta Frey, já confirmou que estará na sétima temporada. Na lista elaborada por Arya com todas as pessoas que ela gostaria de ver mortas, ainda restam alguns “sobreviventes”: Melisandre, Beric Dondarrion, Thoros de Myr, Ilyn Payne, Montanha e Cersei Lannister – esta última, uma das que tem mais chances de morrer, dada a quantidade de inimigos que acumulou nos últimos episódios. Há até mesmo quem aposte que o próprio irmão e amante de Cersei, Jamie, será seu carrasco; motivado pelo suicídio do filho Tommen, pelo qual ele culparia Cersei. Ainda sobre Arya: a menina termina a temporada seis nas Riverlands, justamente onde Nymeria, sua loba de estimação, desapareceu na primeira temporada – seria que Nymeria poderia retornar?Nos livros, fica claro que a loba ainda deve ter uma importância fundamental na história, dados os sonhos recorrentes que Arya tem com ela.

Outra teoria tem agitado os fãs: na internet, já apareceu uma imagem que seria uma proposta de capa para o próximo livro de George R.R. Martin – e a estampa mostra um chifre, como um berrante. Nos livros, existem dois objetos assim, ambos bastante importantes: Euron Greyjoy tem um deles, chamado Dragonbinder, e presenteia seu irmão Victarion com o item, para que ele possa tomar Meereen – supostamente, o chifre tem o poder de domar dragões, os quais, sabemos, Daenerys tem três. Além de Dragonbinder, os livros falam do chifre de Joramun, um artefato mítico que teria o poder de derrubar a Muralha. Será que um dos dois chifres (ou ambos) pode aparecer na próxima temporada de Game Of Thrones?

Sobre o autor

Redação

Comentários no Facebook