Gastronomia Saúde e Estética

7 receitas deliciosas de salada: uma para cada dia da semana

Escrito por Redação
A salada é um prato muito saudável que admite inúmeros ingredientes e modificações para não enjoarmos das combinação típicas.

A salada é um prato imprescindível em uma alimentação saudável e equilibrada. Você costuma consumi-las com frequência? Conheça neste artigo 7 receitas deliciosas de salada e aproveite-as todos os dias da semana.

Muitas pessoas preferem optar por outras entradas mais atraentes. Porém, a salada pode ser uma alternativa muito apetitosa se nos propusermos a procurar receitas diferentes e originais para cada dia.

Descubra neste artigo 7 ideias para fazer deliciosas saladas e desfrutar de uma diferente a cada dia da semana, assim como de suas propriedades para a saúde.

Como temperar uma salada

Antes de enumerar nossas 7 receitas deliciosas de salada, vamos falar do tempero mais saudável:

  • Um óleo vegetal de alta qualidade, de primeira pressão a frio: azeite de oliva, óleo de gergelim, de coco, de abacate.
  • Vinagre de maçã ou suco de limão.
  • Sal marinho com moderação. Evitaremos sempre o sal de mesa ou sal comum, que é somente cloreto de sódio sem nenhuma riqueza em minerais, como é o caso do sal marinho.

Receitas deliciosas de salada para todos os dias da semana

1. Rúcula, pepino, pera e pinhões

O pepino é um ingrediente maravilhoso para as saladas

Esta salada é refrescante e, principalmente, ajuda a eliminar o excesso de líquidos que se acumula em nosso organismo e nos causa inchaço, graças às propriedades diuréticas do pepino e da pera.

A rúcula, que se destaca por seu sabor levemente amargo e picante, favorece a função do fígado. Neste sentido, esta salada é excelente para compensar os excessos do fim de semana.

Por último, os pinhões enriquecem esta salada com uma dose extra de proteína, minerais e ácidos graxos essenciais ômega 6.

2. Lentilhas, agrião e germinados

Esta salada de lentilhas pode funcionar perfeitamente como um prato único, se desejarmos, graças aos seus valores nutricionais completos.

É rica em proteínas de origem vegetal, minerais e aminoácidos, e tem a virtude de melhorar as defesas naturais de nosso organismo para prevenir infecções.

É também uma salada muito antioxidante, depurativa e diurética, ideal para nos recuperarmos dos excessos culinários do fim de semana. Ela nos oferecerá muita energia e vitalidade.

3. Endívia, roquefort e nozes

Receitas deliciosas de salada

Esta deliciosa salada vai nos encher de otimismo e alegria no meio da semana. A combinação destes três ingredientes é comum em muitos restaurantes que comprovaram que é uma das favoritas de seus clientes.

A maneira mais habitual de apresentá-la é com as folhas inteiras e separadas, recheadas de queijo e as nozes despedaçadas.

4. Couve, cenoura e beterraba

A salada para a quinta-feira é muito nutritiva e recarrega a energia para chegarmos ao fim de semana com alegria. É, além disso, excelente para regular a função do sistema digestivo e evitar carências nutricionais como a anemia.

  • Esta salada é preparada ralando os três ingredientes e temperando um bom tempo antes da refeição (pelo menos uma hora), para amolecer a couve.
  • Deste modo conseguimos um prato cheio de cor e sabor, ideal para acompanhar carnes e peixes.

5. Tomate, alho e mussarela de búfala

Receitas deliciosas de salada

Esta salada com ares italianos é muito simples de preparar, e muito adequada para as sextas quando não temos muito tempo para cozinhar.

O tomate e a mussarela de búfala são uma combinação clássica. Porém, propomos temperar também com alho picado bem fino ou untado no prato antes de colocar os ingredientes.

Também podemos adicionar folhas frescas de manjericão.

6. Abacate, pimentão e cebola

O abacate não poderia faltar em uma de nossas saladas, já que esta fruta tropical é um superalimento autêntico, carregado de vitaminas, minerais, ácidos graxos essenciais, proteína e fibras.

Propomos amassar o abacate e preparar uma salada tipo guacamole, com cebola e pimentão bem picados.

Podemos acompanhá-lo com torradas ou biscoitos salgados. Por acaso não é uma salada ideal para o sábado à noite?

7. Alface, aspargos, atum e ovo cozido

A salada de domingo é clássica e consistente. Estamos diante de um prato completo para relaxar e desfrutar sem pressa no último dia da semana.

  • Adicionamos à tradicional alface, que tem propriedades sedativas, duas porções de proteína animal, como o atum e o ovo cozido.
  • Os aspargos dão suculência ao prato, ao mesmo tempo em que oferece propriedades diuréticas.
  • Podemos temperá-la com maionese caseira.

Sobre o autor

Redação

Comentários no Facebook