Gastronomia

Nutricionista cria escola de educação nutricional e culinária saudável para crianças e adolescentes

Escrito por Maria Drummond

Maria Amélia De Alvarenga Drummond nasceu em 1980, em Timóteo (MG). Formada em Nutrição pelo Centro Universitário Newton Paiva de Belo Horizonte, publicou seu primeiro trabalho de Educação Nutricional em 2003, o livro “Poesia, Alimento e Fantasia”, patrocinado em 1000 exemplares por sua universidade de formação. Em 2009, doze poemas desse livro foram musicalizados, transformando-se no CD chamado “O Mundo Mágico dos Alimentos”, apoiado pelo Fundo Pró-Cultura da Prefeitura de Caxias do Sul. Mais tarde, em 2011, o DVD “O Mundo Mágico dos Alimentos” foi financiado pela LIC- Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, culminando seu terceiro trabalho na área de Nutrição. Agora, surge a obra “O Mundo Mágico dos Alimentos-Volumes 1, 2 e 3”, uma nova versão do seu primeiro livro escrito. Nesse material, há poemas mais maduros, numa visão mais moderna da Nutrição. MARIA AMÉLIA DRUMMOND é poetisa desde criança e foi descobrir sua verdadeira paixão na época da faculdade, quando percebeu a relação entre ciência, razão e estudo dos alimentos. Isso se casa muito bem com o lúdico e a emoção presentes na poesia, a fim de atingir o mundo criativo e imaginário das crianças. Segundo ela, “surgiu um novo modo de ensinar nutrição, de forma leve e inspiradora.” A partir de todos estes trabalhos publicados e com toda sua visão pedagógica do “Ensinar Nutrição”, Maria Amélia, em 2016, inovou ao inaugurar a ESCOLA NUTRI CHEF´S de Educação Nutricional e Culinária Saudável na cidade de Ipatinga/MG.

A ideia surgiu a partir da observação das demandas e necessidades vivenciadas em doze anos de profissão. Neste tempo ela percebeu que somente a dieta e o tratamento individual em consultório não resolviam o problema das crianças e dos adolescentes em se alimentar de forma saudável e provar sabores naturais. Viu que o brincar, o lúdico e o conhecimento passado de forma prática e palpável trazem mais significado para este público, e consequentemente mais resultados positivos. A escola é uma ideia autoral e inédita, criada a partir de experiências e projetos concluídos no campo da educação nutricional.

MÉTODO INOVADOR

As crianças e os jovens aprendem a colocar a mão na massa e a provar novos sabores com aulas lúdicas que ensinam os grupos dos alimentos, origem, forma de preparo, conceitos básicos de nutrição, saúde e qualidade de vida. Tudo isto em um espaço inovador, com uma cozinha lúdica e moderna, para atrair crianças e adolescentes. O espaço conta com câmeras de filmagem que transmitem as aulas em tempo real para acompanhamento dos pais. O método também incentiva o conceito dos alimentos orgânicos através da plantação em pequenos vasos. A escola trabalha a parte pedagógica através de colagens, reciclagens, carimbos, dinâmicas, fantoches, teatro, poesias, músicas, mascotes e personagens.

Sobre o autor

Maria Drummond

• Pós Graduada em Educação Infantil CEPEMG-BH, Pós-Graduada em Obesidade e Emagrecimento – Estácio de Sá, Pós-Graduada em Nutrição Clinica – Ucamprominas, Autora do Livro de Nutrição Infantil- Poesia, Alimento e Fantasia – Newton Paiva-BH, Autora das Letras do CD de Músicas de Educação Nutricional – O Mundo Mágico dos Alimentos, Autora das letras do DVD de Educação Nutricional - O Mundo Mágico dos Alimentos, Autora da Coleção- Volumes 1, 2 e 3 de Educação Nutricional – O Mundo Mágico dos Alimentos, 12 anos de experiência em consultório particular, 09 de anos de experiência em atendimentos ambulatório SUS, Profissional Coach pela SLAC (Sociedade Sul Americana de Coaching) e Profissional Coach pelo Instituto Dayan Siebra, DM Coach.

Comentários no Facebook