Gastronomia

Onda gourmet: a popularização da alta cozinha

Escrito por Natalia Carvalho

Atualmente, a palavra gourmet popularizou-se no Brasil. Entre os variados restaurantes com essa denominação, há pipocas gourmet, brigadeiro, e até mesmo o antigo chup chup. Entretanto, qual é o verdadeiro significado desse termo? O valor que pagamos por uma refeição gourmet é realmente justo?

No Vale do Aço, um restaurante chama a atenção. Inspirado no museu nacional de Tóquio, no Japão, o restaurante Honkan Sushi Gourmet em Ipatinga une a culinária asiática à alta cozinha. Contudo, este nome surgiu graças à sua clientela. De acordo com o proprietário Cleidsom Coelho, a intenção era que o Honkan fosse, inicialmente, um restaurante fusion: “Quando vim para o Vale do Aço, trouxe o primeiro restaurante fusion e essa palavra mexeu com as pessoas, que perguntaram qual era o seu significado. Este termo já tinha estourado em lugares como São Paulo e Rio de Janeiro porém, aqui, ele ainda não era conhecido. Assim, as pessoas passaram a chamar o Honkan de ‘restaurante que tem as peças gourmet’’’, conta. Hoje, o Honkan apresenta um cardápio específico de peças gourmet.

Camarão Sapooro, da Honkan Sushi Gourmet

 

Outro opção na região é, nada mais nada menos, que o famoso chup chup. Apreciadora do chup chup tradicional, aqueles feitos com água e suco em pó, Giselle Rangel resolveu inovar e fazer em casa o também conhecido como geladinho, porém, mais requintado. Tendo um resultado positivo nas vendas, nasceu a Dindin Chup Chup Gourmet, que conta com esse clássico repaginado. “A matéria prima utilizada é de maior qualidade e a apresentação dos produtos é diferenciada, atingindo as exigências do consumidor. É um produto mais requintado”, conta Giselle. No cardápio, estão presentes geladinhos de ninho com nutella, doce de leite trufado, mousse de maracujá, oreo, torta de limão, entre outros sabores diferenciados.

Palavra derivada do francês,  anteriormente, “gourmet” dirigia-se aos apreciadores conhecedores de vinho. Hoje, termo é associado a culinária e à alto cozinha. Considera-se gourmet qualquer experiência culinária de qualidade, quando as refeições são realizadas com ingredientes ou técnicas diferenciadas.

Geladinhos de torta de limão e à mexicana, da Dindin Chup Chup Gourmet

 

Entretanto, com a atual “onda gourmet”, inúmeras empresas vêm fazendo uso deste termo com o intuito de atrair clientes. “Ultimamente, termos como fit, design e gourmet vêm sendo usados inadequadamente como forma de encarecer o produto. Muitas vezes, também por falta de conhecimento. Desta forma, procuramos orientar o cliente para que não ocorram mal entendidos referentes ao seu negócio”, relata Raphaella Martins, publicitária da Chronos Marketing e Publicidade.

Devido à popularização, o termo ainda adquiriu conotação negativa, e virou alvo de piadas, como o meme conhecido como “raio gourmetizador”, onde o chefe de cozinha e apresentador dos programa de televisão Hell’s KitchenKitchen Nightmares e MasterChef, aponta para comidas comuns e as transforma em comidas gourmet.

O meme “raio gourmetizador”

Por outro lado, devido exatamente à essa popularidade, a alta cozinha caiu no gosto dos leigos. Sempre com a audiência alta, uma nova edição do MasterChef Brasil já está a caminho, tendo previsão de estréia para o dia 07 de março deste ano. Com programas como este, muitos vêm se interessando pelo mundo da culinária. “Eu mesmo comecei muito novo, e hoje sou apaixonada pela cozinha. Hoje, amigos que nunca pensaram em cozinhar estão sendo inspirados por estes programas”, relata Cleidsom.

Porém, é possível aderir ao gourmet dentro de casa? As respostas dos nosso entrevistados são positivas: “Claro! Com produtos certos, criatividade e muito amor, por que não?”, diz Giselle. “Penso que com amor, carinho, dedicação e ousadia, podemos fazer tudo”, completa Cleidsom.

 

Sobre o autor

Natalia Carvalho

Natália Carvalho, graduada em Comunicação Social: Jornalismo pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE).

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