Moda e Beleza

Afinal, o que é Moda?

Escrito por Letícia Melo

O mercado têxtil tem se tornado um setor muito importante no Brasil e no mundo. Não só ele, mas as redes de comunicações que se propõe a falar sobre o assunto. No entanto, nem todos que falam procuram conhecer o que realmente é. Pra provar isso, perguntei a exatamente quatro pessoas o que elas achavam que significava a palavra Moda. O conceito que eu ouvi, sendo essas pessoas de sexos diferentes, foi que moda era o jeito de se vestir ou um padrão que vai e vem com o tempo. Não digo que estão errados, pelo contrário, faz sentido o que dizem. Mas moda não é só isso. A palavra padrão pode ser substituída pela idealização. Não existem padrões nesse mundo, as pessoas que fazem cópias uma das outras não estão sujeitas a participar do assunto, não se destacam. O diferente, o inovador, esses sim chegam próximos do que é de verdadeiro.

Para o dicionário, Moda é um conjunto de opiniões, gostos ou modo de agir. Podendo ser também o uso de novos tecidos, cores e matérias-primas. Uma mistura de várias formas de pensar, vários profissionais qualificados e diversos.  Assim, as peças de roupas, as tendências e looks começam a sair. Mas eles não são os mais importantes, coleção nenhuma dita o que terá de ser vestido.

A diversidade de tecidos, fibras, fios, funciona como um catálogo que cresce cada dia mais. Estes tocam o universo da moda. Atrás de uma etiqueta existem muitas coisas que as pessoas nem se interessam saber ou conhecer. Cada roupa, seja ela de onde for ou onde foi feita, passou por vários processos. Tudo começou com uma ideia, uma inspiração, e hoje faz parte das vitrines. Peças que precisam ser inovadas mesmo que já usadas antes, elas voltam de formas  ou cores diferentes. Estilista, Modelista, Designers, Costureiras, as próprias máquinas, os responsáveis pela escolha das cores e do tecido, o pessoal da administração de uma empresa, da entrega, da publicidade e do contato com o cliente. Os responsáveis pelas ideias e enfim, os que confeccionam a etiqueta. Aquelas que colocam o preço, que soam o nome de uma marca. Seja ela grande ou não, conta uma história. Acompanhada por um fator, o tempo. Ela registra momentos, marca épocas, e faz parte de tudo que contorna esse mundo.

Por fim, Moda é tudo o que todo mundo acha que é, o que não é, e muito mais! Não é apenas roupa ou etiqueta. Está nas palavras, nos sotaques, nos lugares por onde vivemos, no nosso cotidiano e em todos os nossos anos, em todos os séculos. Você faz parte disso e eu também. Tecidos, mix de cores, estampas, costuras. Cada um com sua forma, seu jeito e tamanho. É incrível e me admira saber que tudo isso pode se transformar em uma coisa só, e pode fazer parte da identidade de várias pessoas, mesmo saindo de uma única. A cada transformação, a cada ângulo e formato ela ganha seu espaço e conquista a todos mesmo sem perceber. Isso é Moda!

Sobre o autor

Letícia Melo

Letícia Melo, 17 anos. Blogueira de Moda. Contato: aoitavacor@gmail.com Instagram: @_aoitavacor

Comentários no Facebook