Moda e Beleza

Eco Chic: Ser sustentável também é estar na moda

Escrito por Letícia Melo

A indústria têxtil é a principal no ranking de indústrias que causam impactos socioambientais. Desde o cultivo até a fase de uso. Quando você lava uma roupa, pode liberar até 4 quilos de emissões de dióxido de carbono. Imaginem cerca de 450 mil camisas vendidas? O pior, ainda é muito comum ver pessoas que preferem comprar roupas novas a todo o custo e nem se dá a oportunidade de visitar um bazar, ou brechó.

Não tem desculpa, há milhares de alternativas para colaborar com a sustentabilidade, estamos em mundo novo e moderno, onde todos precisamos aderir o Eco Chic. Na etiqueta das roupas, sempre haverá informações sobre como a roupa foi produzida, caminho fácil pra entender se sua marca preferida é um agente de poluição, se está preocupada com o consumo exagerado ou é uma empresa EcoBusiness.

Empresas EcoBusiness, são empresas que colocam a sustentabilidade do planeta em primeiro lugar, tecidos recicláveis, bolsas ou sapatos com mais de uma utilidade. Essas estão saindo na frente e sendo escolhidas cada vez mais. Elas colaboram imensuravelmente quando o assunto é lixo não renovável. Empresas assim se preocupam com o mundo inteiro e principalmente com cada cliente, os produtos são todos ecologicamente corretos.

Loja Vazia: Ação de incentivo a doação de roupas, calçados e acessórios

Não é só isso, projetos como Loja Vazia – produzido pelo Shopping do Vale do Aço no ano passado -, o The Street Storie que já alcançou todo o mundo com a loja nas calçadas para moradores de rua,  e o movimento Fashion Revolution Brasil (@fash_rev_brasil) que está acontecendo em todas as cidades do país estão a um passo da nossa zona de conforto. Eles existem sim! E vão mudar a história do vestuário e do mundo.

Precisamos nos conscientizar, começar a repensar e repassar isso o mais rápido possível! Afinal, ser sustentável também é estar na moda.

Sobre o autor

Letícia Melo

Letícia Melo, 17 anos. Blogueira de Moda. Contato: aoitavacor@gmail.com Instagram: @_aoitavacor

Comentários no Facebook