Moda e Beleza

Importância da cosmetologia para as mulheres

Escrito por Márcia Arieta

A pintura corporal existe há mais de 30 mil anos. Os homens e mulheres das cavernas, pintavam seus corpos e se “tatuavam”, demonstrando desde essa época, um interesse natural pelas cores e coisas que pudessem ser passadas na pele sem nenhuma reação externa.

Os Egípcios são considerados os primeiros a usarem cosméticos e substâncias para ajudar a manter a pele rejuvenescida, como o banho de leite de cabra, por exemplo, prática utilizada pela famosa rainha Cleópatra.

Ela se tornou o símbolo da beleza eterna, não somente para o seu povo, como também ao redor do mundo, devido a todos os cuidados estéticos que tomava.
Com isso, outros povos foram aderindo ao uso da cosmetologia e foram sendo criados os primeiros perfumes, as primeiras sombras de olho, o pó de arroz e os primeiros batons da história. Tudo isso foi se aperfeiçoando, chegando até os produtos que conhecemos hoje.

A aparência, atualmente, é uma das coisas mais importantes em uma pessoa. Todos sabemos que isso está um pouco equivocado, pois o caráter e a personalidade deveriam pesar muito mais, porém o que acontece é que, em uma entrevista de emprego, por exemplo, o visual é o carro-chefe e a vaga pode ser sua se você estiver suficientemente arrumado para a ocasião.

Outra situação que isso ocorre é ao entrar em uma loja, onde a classe social dos clientes seja de média à alta, e você estiver sem nenhuma maquiagem, vestindo uma camiseta qualquer, bermuda e chinelo. Pode ter certeza que o atendimento será diferente de uma pessoa que entrar maquiada, com roupas de marca e um sapato de salto.

A diferença é que uma aparenta ter poder aquisitivo maior do que a outra, apesar de nem sempre essa conclusão estar correta. Por isso, dizemos a aparência do ser humano, principalmente das mulheres, pode ajudar ou atrapalhar nas questões mais básicas do dia a dia.

Benefícios que a cosmetologia traz:
  • A autoestima de uma mulher está diretamente ligada com a sua aparência. Não importa a idade, a condição sexual ou o estilo, ela sempre procurará se sentir bem no meio em que vive e, principalmente, segue em busca da aceitação. Os cosméticos é um dos, se não o, responsável por esse bem-estar feminino, trazendo a confiança e a feminilidade à tona.
  •  Os cosméticos, atualmente, são os mais variados possíveis. Existem produtos para todos os tipos de pele, de gosto e de bolso.
  •   Hoje com a cosmetologia avançada podemos reverter as marcas do tempo quase instantaneamente. Também podemos interferir na estrutura do gene danificado e decodifica-lo através dos cosméticos com visão na epigenética e neurociência.

Já na maquiagem, também as inovações não param.

Para aquelas que gostam de cores mais vivas e chamativas, não faltam novidades, assim como para as mais discretas. Os preços e as marcas variam, atendendo todos os tipos de público.

Os aprimoramentos nas maquiagens são feitos diariamente. A todo momento vemos alguma coisa nova, que ainda não havia no mercado, algo que aguça os nossos olhos e que ajuda muito na parte prática. Exemplo disso são os batons , que duram horas e horas na boca, evitando a preocupação das mulheres em relação a frequência com que o batom deve ser passado novamente.

Sobre o autor

Márcia Arieta

Formada em Química pela PUC/MG e Cosmetologia pela Faculdade Anhembi Morumbi em São Paulo, além de participar de diversos cursos em vários países.

Comentários no Facebook