Negócios

Excelência profissional: a melhor versão de você mesmo

Escrito por Valéria Imaculada

“Excelência não é um lugar ao qual se chega; excelência é, isso sim, um horizonte contínuo a ser procurado”, diz Mário Sérgio Cortella, filósofo e palestrante que apresento como primeira inspiração para uma reflexão.

Em tempos de competitividade acirrada, a excelência profissional se torna um imperativo, que exige uma constante postura de autoconfiança, proatividade e foco em resultados. Ser excelente no que faz é o mínimo de entrega que um profissional de auto gabarito se dispõe a fazer, sempre voltado para um processo constante de melhoria e auto aperfeiçoamento. No entanto, quais seriam os pontos chave de um profissional excelente?

Segue uma sumária relação de pontos que podem ser priorizados para aqueles que querem trilhar este caminho:

  • Auto aperfeiçoamento contínuo
    Tenha consciência de seus pontos fortes e daqueles que precisa melhorar. Invista na maximização destes pontos fortes e em um trabalho intenso para minimizar os pontos que travam o seu processo de crescimento pessoal e profissional.
  • Foco em resultados
    Defina metas e cumpra-as. Pare de se auto enganar, e até mesmo enganar os outros com falsas promessas. Valorize sua palavra e empenhe-se ao máximo em cumprir aquilo que foi anunciado, isto gera confiança.
  • Disciplina
    Chega de “promessas de ano novo” que se eternizam sem direcionamento por postergação. Assuma a responsabilidade por ações que você mesmo definiu como prioritárias para a sua vida.
  • Investimento em relações saudáveis e duradouras
    Criar laços duradouros é uma boa forma de ter uma fonte inesgotável de contatos, ampliando a rede de relacionamentos, que pode ser uma grande aliado profissional para trocas saudáveis de informações e ampliação de conhecimentos.
  • Comunicação
    Quem se comunica bem destaca-se no mercado de trabalho, visto ser esta uma das competências mais valorizadas em um profissional. Vale aqui a régua de ouro: a palavra certa, na hora certa e do jeito certo. Fazer uso deste princípio garante uma comunicação clara, efetiva e sem ruídos, fortalecendo relações de trabalho.
  • Cooperação
    Estamos todos em equipe e é assim que se vence no mundo profissional também. Pouco adianta brilhar sozinho, porque é um resultado geralmente de curto prazo. Sozinho pode-se até ir mais rápido mas, sem sombra de dúvida, é em grupo que se vai mais longe.
  • Liderança
    A chave da liderança é primeiramente exercer o autogerenciamento. Ser líder de si mesmo, e na sequência ser líder de outros. Fala-se hoje da liderança exercida pelo exemplo, e ao mesmo tempo baseada em princípios sólidos que contemplam o respeito, acompanhamento e foco em resultados.

Obviamente temos aqui um convite para reflexão sobre o tema da excelência, que não se esgota nestes tópicos, ou mesmo tem condições de ser abordado em uma única lista de atributos. Elegeu-se aqui alguns pontos prioritários que podem ser sinalizadores de um caminho rumo à meta do alcance de se tornar a cada vez mais um profissional de alto gabarito.

Sobre o autor

Valéria Imaculada

Valéria Imaculada é psicóloga, especialista em gestão de pessoas, coaching executivo e pessoal. Possui ampla experiência na área de recursos humanos, em consultoria, treinamento, palestras e coaching, especialmente em coaching de liderança.

Comentários no Facebook