Negócios

A história de uma artesã tecida em linhas

Escrito por Míriam Costa

O crochê esta em alta e permanece constante nas passarelas e encontros de moda. O estilo vai além de estações, adaptável a qualquer época do ano e usado por todas as classes sociais. A arte de transformar novelos em peças exclusivas é inspiradora, e atualmente com essa vida prática é cada vez mais difícil encontrar mãos talentosas e pacientes tecendo ponto por ponto, minuciosamente, transformando a linha reta em peças em curvas que escultura o corpo de quem usa.

Já conhecida na região do Vale do Aço, a artesã Nice Costa cria lindas peças que tem encantado a todos nas redes sociais. Desde criança, quando Eunice (carinhosamente chamada por Nice) aprendeu a tecer e já vestia suas bonecas com peças de crochê. Posteriormente fazia peças para suas irmãs, sobrinhas, primas, amigas. Muitas dessas peças, de décadas atrás continuam intactas e tornaram uma boa lembrança para aqueles que foram presenteados.

Marcilia Costa e Miriam Costa, filhas de Nice cresceram vendo a mãe criando e confeccionando roupas de crochê. Quando criança, todas as suas bonecas ganhavam vestidos, blusas, saias e sapatos de crochê. Logo perceberam que a mãe tinha um dom natural de criar lindas peças tecendo ponto por ponto, transformando novelos de linha em vestidos, blusas, casados. Criava roupas de crochê originais, modernas e cheias de estilo. Ao observar essa habilidade, resolveram buscar estratégias para tornar esse talento reconhecido e valorizado. O primeiro passo foi criar uma página no face e perfil no Instagram para publicar as peças criadas.

Diante da grande repercussão nas redes sociais, motivada Nice Costa viu a necessidade de reunir outras artesãs e desenvolver também nelas o talento para criação de roupas de crochê. Atualmente a meta de Nice é desenvolver uma cooperativa de artesãs na cidade de Pingo D’Água, e promover renda e desenvolvimento econômico na região através de um artesanato sofisticado. A cada ano surge à necessidade de capacitar mais artesãs e todos se encantam com o trabalho social que o artesanato tem gerado.

As peças são muito usadas por blogueiras da região do vale do aço, que encantadas com o trabalho artesanal sempre usam os modelos Nice Costa em eventos em todo o país. Para conhecer melhor esse talento é fácil, as peças criadas pela artesã estão presentes nas principais mídias sociais, através da página do facebook Nice Costa Crochê e do instagram @nicecostacroche. Conheça e se encante!

Sobre o autor

Míriam Costa

Engenheira Civil, Diretora/Fundadora na empresa Eco&Social, Supervisora Operacional na empresa AquiFAzTudo Reparos e Reformas, e idealizadora dos aplicativos de prestação de serviços AquiFAzTudo e QueroFaxina.

Comentários no Facebook