Negócios

O que é marketing multinível e por que ele é lucrativo?

Escrito por Wilson Domingueti

Marketing Multinível como o próprio nome diz, é um marketing que possui mais de um nível. Com isso podemos separar dois modelos de negócios existentes no mercado global: Marketing Mononível e Marketing Multinível. Os dois modelos são legais e o que difere basicamente é a possibilidade de vários níveis de distribuição de produtos ou serviços.

Vamos entender aqui a ponta de uma empresa com a relação vendedor/cliente. Em uma empresa tradicional, vou citar aqui uma loja por exemplo, apenas o dono do comércio pode ter seus distribuidores (vendedores) ligados diretamente ao mesmo. Enquanto no sistema multinível, cada vendedor pode ter além dele próprio mais vendedores que fazem o trabalho do processo de distribuição dos produtos. Com isso pode-se ganhar uma força de trabalho muito maior e ter uma alavancagem de vendas poderosa e lucrativa!

Vamos entender um comércio tradicional. Ele tem o ponto físico, caixas de pagamento, gerente, e vendedores. Isso é uma estrutura básica de mão de obra de colaboradores necessários para funcionamento do mesmo. Cada vendedor, pode ter uma comissão de lucro sobre a venda que faz com seu cliente além de seu ganho fixo. Imagina por exemplo: cada cliente que goste da empresa, e do produto, pudesse também ser um braço a mais para distribuir os produtos. Ele poderia ter um incentivo e ganhar um percentual sobre a indicação de um novo cliente. Caso isso comece a operar, criou-se mais um nível de distribuição além do próprio vendedor interno da loja. Ou seja, o cliente além de consumidor, por ele ter gostado do produto ou serviço também passou a recomendar e a ganhar uma margem do lucro deste produto. Isso operando em vários níveis é o que temos a terminologia do multinível. 

Qual é a vantagem do multinível? Poder criar uma rede de consumidores e distribuidores e ter um percentual de ganhos sobre a movimentação de produtos. 

Aqui no Brasil, vou citar algumas empresas de vendas que operam no modelo de mononível. Nesse caso apenas o dono é capaz de ter milhares de vendedores em sua rede de negócios, com isso apenas ele pode faturar. Alguma delas são: Avon, Boticário, Jequiti…. nacionalmente reconhecidas e os donos dela tem muita grana, não é mesmo?

Agora no modelo multinível, um vendedor comum pode ter milhares de vendedores/distribuidores em sua rede de negócios, assim como essas empresas citadas acima possuem. É por essa razão que essa modalidade é muito lucrativa e vem crescendo e muito no Brasil. Existem milhares de pessoas com ganhos mensais acima da média de um trabalho convencional ou tradicional no mercado brasileiro. Milhares de pessoas conseguem ter ganhos muito superiores que profissões mais desejadas aqui no mercado tradicional como medicina, advocacia, engenharia e por muitas vezes em um espaço bem curto de tempo.

Quer conhecer uma lista de empresas que operam no modelo multinível pode verificar na ABVED (Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas). Todas empresas cadastradas lá são altamente confiáveis e recomendados para se trabalhar. Escolha uma que você mais se identifica, capacite-se e treine bastante!

Uma das habilidades mais requisitadas desse profissional é a capacidade de liderança e gestão de pessoas. Esses profissionais normalmente são os que se destacam muito nesse mercado. Investem muito em conhecimento, leem muitos livros e tem uma habilidade incrível de lidar com as pessoas.

Muitos me procuram para poder ser coach desses profissionais e auxiliá-los a atingirem suas metas. Caso sintam esse chamado recomendo fortemente a entrar de cabeça nesse mercado maravilhoso, dedique-se, pois vale a pena!

 

Sobre o autor

Wilson Domingueti

Graduado em Marketing, MBA em Planejamento e Gestão Estratégica, e certificações em Coaching pela Academia Brasileira de Coaching. Atua como consultor empresarial e Executive Coach de Alta Performance Pessoal e Profissional Palestrante corporativo!

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