Negócios

O que Game of Thrones ensina sobre branding

Escrito por Redação

Série da HBO, que chegou à 7º temporada neste domingo, possui signos e elementos próprios do mundo do marketing – Atenção, contém spoilers

Game of Thrones, da HBO, acumula marcos superlativos. Foi a série mais pirateada de 2016 novamente, após cinco anos na lista. A produção da HBO baseada nos romances de George R.R. Martin também já foi considerada uma das mais caras com um valor estimado de US$ 10 milhões por episódio e um custo total de quase US$ 100 milhões por temporada. A grande responsável pelo maior sucesso recente de audiência da HBO também movimenta milhões em outra esfera, a dos negócios e do marketing.

Para Matheus Machado, CEO da Loja Mundo Geek, há uma correlação direta entre as disputas das casas de Game of Thrones e a competição direta das marcas em determinado setor. “Assim como as marcas, as casas estão na disputa direta pela liderança ou hegemonia de seu território. Para isso, cada casa traça uma estratégia distinta com objetivo de conquistar o Trono de Ferro. Conquistar o trono tem um simbolismo equivalente à liderança de mercado e tudo que isso representa, como, por exemplo, vantagem comercial”, diz Machado.

Concorrência e disputa, inclusive, dão o norte da série. Logo na primeira temporada, a série ensina sobre novos entrantes no mercado e querem mostrar serviço. Neste cenário, ética não é algo muito comum. A própria HBO foi cirúrgica para transformar Game of Thrones em um produto perfeito para o marketing. “Planejamento! Cada passo, cada imagem, cada trailer, cada pôster tem um motivo para estar ali, que é deixar os fãs ansiosos, falando sobre seu produto. Vamos lembrar que GoT é uma série com temporadas curtas, de 10 episódios em um ano com 52 semanas. Ou seja, temos 42 semanas sem Game of Thrones e mesmo assim, a série é uma das mais aguardadas e uma das mais assistidas da atualidade”, diz Marcelo Forlani, sócio-fundador e diretor criativo do Grupo Omelete.

Fonte: Meio&Mensagem

Sobre o autor

Redação

Comentários no Facebook