Saúde e Estética

4 dicas para manter a pele hidratada

Escrito por Redação

Manter a pele hidratada é um dos desafios mais importantes que podemos enfrentar. Pois, expor-se às variações climáticas extremas sem tomar precauções pode causar estragos na pele.

Os riscos aos que estamos expostos ao descuidar da pele incluem:

  • Ressecamento
  • Aparecimento de manchas e espinhas
  • Mudanças no aspecto, como envelhecimento prematuro
  • Opacidade

Uma mudança na rotina diária onde passamos a cuidar especialmente da pele, trará a hidratação que esta necessita e merece.

No entanto, a hidratação ideal não se consegue somente com a aplicação de cremes ou outros ingredientes naturais de uso tópico.

Para conservar a pele hidratada por muito tempo também precisamos consumir alimentos e bebidas com os nutrientes e vitaminas necessários.

Dicas para manter a pele hidratada

A pele corretamente hidratada é notada facilmente. Seu brilho e elegância nos fazem parecer mais jovens e bonitos.

Por isso é recomendado usar proteção ante As constantes mudanças climáticas, a poluição ambiental e outros agentes externos.

1. Hidratação ótima

Moça com pele hidratada

O uso indiscriminado de sabonetes muito perfumados com componentes adstringentes não faz bem para todas as pessoas.

  • Escolha um sabonete cujo pH se adapte ao seu tipo de pele. Para as peles oleosas é recomendado evitar os sabonetes e produtos que contenham óleos densos, pois terminam bloqueando os poros.

Para a pele seca, por outro lado, é imprescindível utilizar produtos que contenham vitamina E, óleos e, se possível, aloe vera.

  • Se sua pele tiver predisposição para a acne, prefira produtos à base de gel.

Não se esqueça de que para manter a pele com a hidratação apropriada devemos nos hidratar por dentro.

  • Ingira dois litros de água diariamente e inclua sucos naturais para ajudar a expulsar corretamente as toxinas do corpo.

2. Utilize protetor solar

Protetor solar que hidrata a pele

Defender a pele da agressividade do sol é um ponto muito importante. Os raios UV incidem diretamente no envelhecimento prematuro.

  • Evite ao máximo se expor durante o período de maior intensidade solar.
  • Aplique o protetor solar diariamente, mesmo que esteja nublado. Esta recomendação recai principalmente para o cuidado do rosto.

Logo, recomenda-se consumir cenoura e brócolis com frequência. Estes alimentos contêm nutrientes e vitaminas A, C e E, que reforçam a proteção da pele ante a exposição aos raios UV.

3. Limpeza profunda e esfoliação

Mulher hidratando a pele

Uma das propriedades mais importantes da pele é seu poder de se regenerar diariamente. Esfoliar o corpo duas vezes por semana fará a pele parecer mais suave e radiante.

Nas lojas você pode conseguir produtos especiais para remover as células mortas. No entanto, também podemos preparar um esfoliante caseiro.

Açúcar como esfoliante

Ingredientes

  • 1/2 xícara de açúcar (100 g)
  • 1/2 xícara de água (125 ml)

Modo de preparo

  • Coloque em um recipiente o açúcar.
  • Adicione a água aos poucos e mexa a mistura até obter uma massa homogênea.
  • A textura ideal desta massa é aquela onde se possa sentir os grãos de açúcar.
  • Aplique a mistura durante o banho no rosto e no corpo.

Logo, é de vital importância retirar toda a maquiagem antes de ir dormir. Se, além disso, evitar o uso da maquiagem um ou dois dias por semana, permitirá que os poros do rosto se oxigenem e respirem.

Inclusive, se você não usar maquiagem, é recomendado lavar muito bem o rosto no final do dia, para eliminar todo o pó e sujeira vinda do ambiente.

4. Descanse o suficiente

Mulher com pele hidratada

Os agentes antioxidantes que trabalham em nosso organismo alcançam seu máximo rendimento durante o sono.

As substâncias prejudiciais que foram acumuladas nos órgãos do corpo durante o dia devem ser eliminadas para que o corpo funcione corretamente.

Se não dormirmos o suficiente, nosso corpo não poderá eliminar as toxinas de forma eficaz. Isso fará com que a pele pareça sombria e apareçam rugas prematuramente.

Se você sofrer com insônia, ingerir infusões naturais que ajudem a relaxar profundamente.

É bom, além disso, consumir chocolate meio amargo, já que contêm antioxidantes que protegem a pele e ajudam a conciliar o sono.

Também pode incluir em sua rotina um pequeno cochilo durante o dia. Desta forma, compensará a falta de sono que não conseguir durante a noite.

Não fumar, eliminar a ingestão de álcool e cuidar dos hábitos alimentares são comportamentos primordiais para manter o corpo saudável.

Coma muitas frutas e verduras que tragam vitaminas e antioxidantes para o organismo, o que significará benefícios para a pele, tornando-a mais radiante e bonita.

Sobre o autor

Redação

Comentários no Facebook