Saúde e Estética

8 exercícios recomendados para tratar as varizes

Escrito por Redação
Os exercícios são a forma mais eficaz de combater o surgimento das varizes, embora também seja fundamental manter uma dieta saudável e equilibrada e evitar o excesso de sal e gorduras.

Exercícios para tratar as varizes

As varizes são dilatações das veias que dificultam a circulação do sangue por elas. É muito comum que as mulheres que trabalham o dia todo em escritórios sofram deste mal.

No entanto, os homens também podem ter este problema.

Conhecidas como a condição circulatória mais comum após a hipertensão, as varizes surgem principalmente por passar muito tempo em pé ou sentado.

Por este motivo é tão comum em mulheres que passam o dia usando sapatos de salto alto ou com as pernas cruzadas.

Indo além da parte estética, se as varizes não forem tratadas podem chegar a causar problemas de saúde graves, como trombose ou úlceras.

Se você tem varizes e quer se desfazer delas, hoje compartilharemos os 8 exercícios mais recomendáveis para combatê-las em sua própria casa.

Exercícios para tratar as varizes

O exercício é uma das vias mais eficazes para evitar o surgimento ou atenuar as varizes.

Fazer atividade física ajuda a fortalecer os músculos das pernas e favorece o retorno venoso. São rotinas fáceis e simples que podem ser realizadas em casa sem a necessidade de máquinas ou aparelhos.

Se as suas varizes são muito pronunciadas e em grande quantidade, é recomendável consultar seu médico e explicar o que está acontecendo.

Ele irá avaliar seus sintomas e receitará algum tipo de medicamento e uma rotina de exercícios adaptadas às suas necessidades.

Muitas vezes as pessoas tendem a sofrer de câimbras ou espasmos, associados às varizes e ao problema circulatório que elas trazem consigo.

Estes exercícios para tratar as varizes ajudarão a aliviar as dores e a ter pernas mais tonificadas e bonitas.

1. Pedaladas

Pedaladas para tratar as varizes

Este é um exercício bastante utilizado para o tratamento das varizes.

  • Consiste em fazer uma simulação de que se está pedalando em uma bicicleta no ar.
  • Você pode fazê-lo em sua cama ou em uma esteira de ioga.
  • Pedale umas 30 vezes e repita o quanto quiser, com um descanso entre cada sessão.

2. Bicicleta

Relacionado com o ponto anterior, encontramos a bicicleta. Um exercício excelente para todo o corpo, mas especialmente para as pernas.

  • Saia todos os dias para o parque ou para fazer as compras de bicicleta. Você estará fazendo exercícios sem saber.
  • Você também pode levar a sua família e passar uma hora pedalando.
  • Se você não gosta de ir ao parque e prefere ficar em casa, pode optar pelas bicicletas ergométricas que farão a mesma função realizada por uma comum.

3. Separação de pernas

Mulher fazendo exercícios para tratar as varizes

Você pode fazer este exercício sentada em uma cadeira, em uma almofada ou diretamente na cama.

  • Levante e abra as pernas e separe-as de cima até embaixo, juntando a ponta dos pés.
  • Faça 20 repetições deste exercício.
  • A princípio poderá ser difícil, porque requer um pouco de força, mas com o tempo você irá fortalecendo as pernas e não será mais tão complicado.

4. Giros

  • Deite-se em uma esteira de ioga, uma almofada ou sua cama e levante uma perna.
  • Com a perna que está esticada, faça movimentos no sentido dos ponteiros do relógio.
  • Faça 20 giros e repita com a outra perna, mas no sentido contrário.

5. Flexões calcanhar-ponta

  • É recomendável fazer esta atividade sentada.
  • Apoie os calcanhares no chão e levante a ponta dos pés.
  • Em seguida abaixe a ponta dos pés e suba os calcanhares.
  • Repita 20 ou 30 vezes.

Este exercício é excelente para a circulação, portanto, se você sofre de câimbras, pode fazê-lo todas as noites antes de ir dormir ou pela manhã depois de se levantar.

6. Flexões dos dedos dos pés

Flexões dos dedos para tratar as varizes

  • Deite-se na sua cama ou no chão sobre uma almofada e estique as pernas.
  • Em seguida flexione os dedos dos pés para a frente e para trás e repita umas 20 vezes em cada perna.

Este exercício é excelente para melhorar o retorno venoso, além de ajudar a tonificar os músculos das panturrilhas.

7. Pés juntos

  • Você pode fazer sentada ou deitada, como preferir.
  • Una e separe repetidamente a ponta dos pés e repita o exercício 20 vezes.

8. Ponta dos pés

Exercícios na ponta dos pés contra as varizes

Andar na ponta dos pés é excelente para alongar os músculos e evitar os espasmos graças à pressão que se exerce.

  • Você pode permanecer em um mesmo lugar ou caminhar na ponta dos pés.
  • Repita isso quanto quiser e descanse entre cada sessão.

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