Saúde e Estética

O que é Neve Carbônica | Criopeeling?

Escrito por Márcia Arieta

Trata-se de um tratamento especial para as peles oleosas e com acne ou manchas da acne. Este tratamento é realizado pelas esteticistas e tem como finalidade principal regenerar as sequelas do acne. Para atingir tal objetivo, este tratamento passa pelos processos de cicatrização das infecções cutâneas e de renovação celular.

O tratamento tem efeito de um peeling superficial, afinando e clareando a pele, fazendo uma renovação celular (descamação da camada córnea).

O tratamento de neve carbônica é feito através do gelo seco e substâncias ativas cicatrizantes, que vão eliminando a oleosidade da pele, amenizando as infecções cutâneas. Muitos fatores contribuem para o acne, dentre os quais podemos destacar:

  • Predisposição genética;
  • Distúrbios hormonais (principalmente na puberdade);
  • Distúrbios glandulares;
  • Distúrbios emocionais.

Formação de pontos negros e espinhas (pústulas inflamadas). Ocorre mais na face, costas e porção superior do tórax.

CRAVO: Que são filamentos vermiculares com a ponta escura.
PÁPULAS: pequenas e inflamadas.
PÚSTULAS: contendo uma ou duas gotas de pus.

Os cuidados com a higiene e assepsia são muito importantes, quando o profissional vai trabalhar com esse tipo de afecção. O tratamento de neve carbônica pode ser realizado desde os 11 anos de idade.

O que é crioterapia

A crioterapia é o tratamento que usa baixas temperaturas para tratamentos estéticos e terapêuticos na pele. Para isso, podem ser usados jatos em spray ou com sondas previamente resfriadas. A palavra derivada da palavra grega kryos, que significa frio. Nesse tratamento pode ser usado gelo seco ou dióxido de carbono liquido em contato com a pele, chegando a temperaturas de 196 graus Celsius negativos.

Neve Carbônica

O tratamento especial, através da NEVE CARBÔNICA, regenera as células e as sequelas da acne, acelerando a recuperação das lesões inflamatórias, císticas e nodulares, sem precisar romper a pele e ficar dolorido.

Também conhecida como Dióxido de Carbono Líquido (CO2), é um gás que costuma estar contido em um estado líquido, em tubos metálicos especiais, num cilindro cromado denominado de Bala de Neve Carbônica ou Gelo Seco, que produz uma temperatura baixíssima.

No tratamento da acne é utilizado com o objetivo de cicatrizar as infecções cutâneas e fazer uma renovação celular (descamação da camada córnea).

Dióxido de carbono – A neve carbônica também é conhecida como dióxido de carbono líquido (CO2), um gás em estado líquido contido em tubos metálicos especiais, num cilindro cromado, denominado “Bala de Neve Carbônica” ou “Gelo Seco”, que produz uma temperatura muito baixa.

O tratamento baseia-se numa máscara feita de uma mistura de enxofre, acetona e gelo seco. “No tratamento da acne, por exemplo, ela cicatriza as infecções cutâneas e faz uma renovação celular, já que toda a camada superficial da pele é retirada”, diz Flávia.

O efeito tensor da pele pode ser sentido durante 15 dias, mas, segundo a esteticista, nos três primeiros dias após a aplicação o resultado é mais eficaz.

A indicação do tratamento é de um mês para a limpeza de pele e quinzenal caso seja para hidratar ou manter o efeito tensor e clarear as manchas.

O tempo de duração do tratamento varia de acordo com o problema da pele, mas os efeitos podem ser sentidos já na primeira sessão. Quanto mais sessões, melhor o resultado

comenta a profissional. Flávia ressalta que as pessoas não devem esquecer dos cuidados básicos com a pele, que é limpar, tonificar e hidratar.

Na limpeza diária, deve-se usar um loção micelar ou um sabonete neutro. Usar filtro solar para pele oleosa, que deve ser reaplicado a cada três horas ou blindagem que protege por 12hs, e a partir dos 25 anos e aplicar hidratante à noite também são importantes.

Os produtos devem ser específicos de acordo com o tipo de pele de cada pessoa. Quem tem pele oleosa deve lavar o rosto 2 vezes ao dia: de manhã, e à noite. Jamais devemos dormir com a pele suja ou maquiada.

CABELOS – A neve carbônica também pode ser utilizada em tratamentos capilares. A crioterapia capilar com neve carbônica é uma técnica que visa a melhorar a circulação sanguínea do couro cabeludo através de um estímulo mecânico de resfriamento intenso, que estimula a dilatação dos vasos. O tratamento melhora a nutrição dos folículos capilares, através do aumento da circulação sanguínea.

Outros usos testados e comprovados por mim e minhas alunas: Micose de unha e pele, psoríase, molusco contagioso.

Sobre o autor

Márcia Arieta

Formada em Química pela PUC/MG e Cosmetologia pela Faculdade Anhembi Morumbi em São Paulo, além de participar de diversos cursos em vários países.

Comentários no Facebook