Saúde e Estética

Qual é a melhor escova de dentes do mercado?

Escrito por Stella Braga

É comum as pessoas relacionarem valores à qualidade do produto, mas será mesmo que a escova dental mais cara é a melhor e mais indicada?

São várias as opções no mercado e cada fabricante afirma que o seu produto é superior ao do seu concorrente. A cada dia surgem novos modelos com desenhos diferentes, que prometem alcançar todas as superfícies dos dentes em apenas um único movimento, com cerdas pigmentadas que desbotam ou não durante o uso, cabos emborrachados ou não, finos ou grossos… enfim são milhares de características disponíveis e que inevitavelmente aumentam o custo final das escovas.

Não há nenhuma razão para desencorajar o uso de qualquer tipo de escova em particular, desde que o paciente a saiba utilizar da maneira correta. Mas um recente estudo comparou quatro desenhos especiais de escovas de dentes, presentes no mercado, e concluiu que nenhuma era superior aos modelos tradicionais na remoção da placa em uma única escovação. No entanto, alguns fatores são importantes na seleção da escova dental:

  • Cabeça pequena para facilitar o alcance em todas as áreas da boca;
  • Cerdas arranjadas em três ou quatro fileiras de tufos, aumentando sua quantidade;
  • Cerdas com bordas arredondadas que agridem menos a gengiva, tornando-se mais eficientes;
  • Cerdas macias por serem mais flexíveis e conseguirem limpar abaixo da margem gengival e atingirem as superfícies proximais dos dentes;
  • Cerdas de náilon por serem mais retas e regulares do que as naturais, agredindo menos a gengiva;
  • Cabo com angulação do pescoço para facilitar o acesso da cabeça às superfícies dos dentes.

Mas lembre-se que o mais importante é saber usar a sua escova dental e ninguém melhor do que o seu dentista para orienta-lo sobre as técnicas corretas de escovação. Use sempre o fio dental e troque suas escovas periodicamente de acordo com o desgaste das cerdas das mesmas.

Sobre o autor

Stella Braga

Drª Stella Braga, é graduada pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE -MG), mestre em Prótese Dentária pela São Leopoldo Mandic -SP, especialista em Prótese Dentária pela UNILESTE -MG e especialista em Implante Dental pela UNIVALE -MG. Atualmente, é professora da disciplina de Prótese Dentária da UNIVALE - MG

Contato: Rua Barão do Rio Branco, nº 681, sala 706 - Governador Valadares/MG. Telefone: (33) 3271-3227

Comentários no Facebook