Saúde e Estética

Quanto precisamos caminhar diariamente para emagrecer?

Escrito por Redação
Se você não está acostumado a caminhar e nem a fazer qualquer tipo de atividade física, deve começar pouco a pouco e ir aumentando o tempo conforme for se habituando ao exercício.

Caminhar para emagrecer

Todos gostariam de fazer atividade física regularmente, mas poucos realmente se dedicam a este objetivo.

Mudar a rotina da noite para o dia é complicado, substituir o fast food por uma dieta balanceada e exercícios requer vontade e, sobretudo, perseverança.

De nada serve cumprir tudo ao pé da letra nas primeiras semanas e depois voltar a uma vida sedentária.

Na realidade, emagrecer é mais fácil do que parece. Não é preciso investir em uma academia luxuosa ou em cremes redutores. Sabe o que você precisa fazer? Só uma coisa: caminhar.

Se você está cansada de ver a gordura extra se acumulando e já tentou tudo, mas ela não vai embora da região abdominal, é o momento de se mover. Você tem que queimar gordura de todo o corpo para começar a perder medidas.

A razão? Caminhar é um exercício aeróbico, ou seja, quando é realizado, a maioria dos músculos trabalham e queimamos uma alta quantidade de calorias, o corpo se oxigena e mantemos o coração em bom estado.

Quem pode fazer este exercício?

Caminhar é bom em qualquer idade

Os médicos aprovam a caminhada para qualquer pessoa, seja alguém acostumado a fazer exercícios ou pessoas que nunca fizeram nenhuma atividade física.

No entanto, é recomendável consultar um médico para comprovar seu estado de saúde. Desta maneira é possível descartar qualquer alteração física, respiratória ou cardíaca.

Com que frequência devo caminhar?

É importante agir de acordo com a sua condição física. Se faz tempo que você não se exercita, evite fazer caminhadas extremas. Comece com períodos curtos (entre 10 e 15 minutos), com uma velocidade moderada.

Você pode começar fazendo duas vezes por semana e ir aumentando pouco a pouco. A chave está em ser consistente para construir o hábito.

Se você caminhar, pelo menos, 30 minutos diários e cuidar da sua alimentação, pode perder aproximadamente 9 quilos em 5 meses.

Use um pedômetro para contar seus passos

O pedômetro é desenhado especialmente para contar o número de passos dados durante uma caminhada, mas também a velocidade, distância e ritmo.

Isso serve como incentivo para traçarmos uma meta, ou seja, aumentar o número de passos dados e a velocidade para perder peso.

Você pode até usá-lo ao trabalho ou enquanto faz as tarefas do lar. No final do dia ele lhe dirá quantos passos você deu e as calorias queimadas, e você saberá que na próxima deve aumentar de acordo com a sua meta.

Vantagens

  • Fortalece o sistema imunológico, e por isso nos protege de doenças.
  • Acelera o metabolismo e nos ajuda a prevenir a obesidade.
  • Fortalece os ossos para evitar fraturas e prevenir a osteoporose.
  • Melhora a circulação e fortalece o coração.
  • Evita o estresse, a ansiedade e a depressão devido à produção de endorfinas.

Recomendações

  • Uma vez que você tenha visitado o médico, trace uma meta, mas não se sobrecarregue.
  • Nunca fure o seu objetivo. Se não conseguir caminhar toda a semana, organize um horário e defina objetivos menores.
  • Use uma roupa e tênis confortáveis.
  • Não se esqueça de aquecer antes de caminhar, por pelo menos cinco minutos.
  • Cuide da sua alimentação, reduza a ingestão de gorduras e coloque em prática o hábito de comer bem.
  • Mantenha uma boa postura: costas retas, abdômen contraído e ombros relaxados.
  • Controle a respiração. Inspire e expire de acordo com o seu ritmo.

Nota: Não ignore seu corpo. Diante de qualquer sintoma de enjoo, pressão alta ou cansaço excessivo, diminua a velocidade.

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